Sapatilha rígida ou maleável?
Este é um tópico de bastante
controvérsia. Há duas linhas a serem seguidas.
Alguns professores recomendam
que as primeiras sapatilhas sejam bem rígidas; e gradualmente a iniciante passe
a usar modelos mais maleáveis. Tais professores acreditam que a sapatilha
rígida permite o fortalecimento dos pés à medida que a bailarina trabalha a
técnica. Esta é uma opção muito bem vinda pelos pais, pois caixas de maior
dureza também apresentam maior durabilidade.
Já outros professores sugerem
que a primeira sapatilha seja mais maleável, pois a bailarina depende da força
de seus pés e não da dureza da sapatilha. De acordo com eles, sapatilhas mais
maleáveis forçam o pé a alcançar sua performance adequada, pois uma vez que a
adaptação já foi feita com sapatilhas mais duras, é quase impossível uma
bailarina utilizar modelos mais maleáveis, pois isto significa aprender uma
nova técnica de dançar nas pontas.
Em geral, bailarinas
profissionais utilizam sapatilhas de dureza superior. Mas após atingir o nível
profissional, o que determina a dureza da sapatilha a ser utilizada é a
natureza da coreografia.
Competência dos mestres e
professores
O professor de ballet também
é responsável pelo seu sucesso do treinamento nas pontas. Não basta que o
professor seja pós-graduado em Dança ou Educação Física ou qualquer outra
atividade relacionada à prática do ballet clássico. Antes de mais nada, o professor
necessita interpretar todo o processo de desenvolvimento das pontas e saber
comunicá-lo aos pais da aluna.
O conhecimento do professor a
respeito da anatomia do pé da aluna, sua força e potencial para desenvolvimento
possibilita a sugestão de uma marca específica, estilo e tamanho prováveis da
sapatilha, servindo como a primeira base para a pesquisa da pequena bailarina.
Quanto mais detalhes o professor souber, maior é a probabilidade da escolha
correta.
Além da escolha correta da
primeira sapatilha, um bom professor é capaz de identificar padrões que podem
levar ao desenvolvimento de lesões. Seja por excesso de esforço de uma aluna
muito dedicada, pela execução incorreta dos exercícios ou percepção de atitudes
indesejadas (como a falta de aquecimento antes da aula). Um bom professor é
aquele que possui conhecimento aliado à atenção e facilidade de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário