13 de abril de 2011

Primeiro autor- André Leite

BALLET X JIU-JITSU

Sempre Fui apaixonado por dança. Já dancei vários estilos como Lambada, Forró, Street Dance,
mas nunca tinha chegado a esse ponto.

A 3 anos atrás, senti uma vontade imensa de dançar um estilo de dança que eu admirava
muito, achava lindo, que era o Ballet. Corri atrás de um lugar que pudesse dar aulas para
adultos, pois eu já tinha 21 anos de idade, mas por alguns problemas e capricho do destino,
não deu certo.

Final do ano passado (2010), comecei a fazer Jiu-jítsu, uma arte marcial, até então deixando
o meu sonho do Ballet de lado, quase que morto. Passado alguns meses, conheci uma pessoa
que me apresentou o Studio de Dança Fernanda Barreto e me dizia que lá dava aulas de Ballet
para adulto, pois eu tinha contado do meu sonho quase que falecido de aprender a dançar
Ballet.

Nessa hora aparecem três dilemas em minha vida:

1. O preconceito que ainda existia dentro de mim mesmo sobre homem dançar Ballet.
2. O preconceito sobre o que os outros iam comentar da minha pessoa dançando Ballet.
3. Sair do Jiu-jítsu pra dançar Ballet enfrentando qualquer tipo de preconceitos dos meus

colegas que treinavam comigo.

O meu amor pela dança era e é mais forte do que qualquer tipo de preconceito. Ninguém
nunca vai imaginar a sensação que sinto quando estou dançando qualquer tipo de dança.
Ninguém nunca vai imaginar a sensação que sinto quando visto meu uniforme de Ballet
pra começar a fazer meus alongamentos, nunca vai imaginar o que é entrar em um Studio e
sentir a madeira trincar em baixo dos pés e o que é pisar no breu e deixar marcas no chão.
Sentir dor e adorar, porque tudo aquilo vale apena, o sentir-se flutuando quando se dança,
o fazer expressar cada nota de uma música com um gesto corporal, fazendo seu corpo um
instrumento. Isso tudo é maior do que qualquer preconceito.

Meu Kimono é meu Uniforme. Meu Tatame é meu piso de madeira. O preconceito é meu
adversário. E o Ballet, a dança, é a minha paixão.

ANDRÉ LEITE

4 comentários:

  1. André, muito emociaonante a suia história. Torço pra que no mundo varias pessoas pensem como é bom realizar um sonho poder passar por cima de tds os maus pensamentos e preconceitos. Só de você poder se expressar e mostrar o que realmente faz a diferença na sua vida já lhe torna um vitorioso. Lógico que vc não é excessão, existem muitos homens dançando ballet, mas vc concerteza é nosso exemplo.
    Bjus...

    ResponderExcluir
  2. Obg Emilia, pelas palavras.. fico muito agradecido de coração =)

    ResponderExcluir
  3. as suas palavras soaram como musica... muito emocionante e tocante...
    parabéns

    ResponderExcluir