26 de abril de 2012

Uma dica para todas:


Conhecimento 
  Assim como em qualquer profissão, conhecimento é a chave do sucesso. Um engenheiro não constrói pontes sem conhecer um paquímetro. E uma bailarina não encanta se não souber as características de sua sapatilha.
  Na escola russa, os bailarinos são encorajados a conhecer o processo de fabricação das sapatilhas de ponta. As escolas americanas sempre recebem visitas de shoe fitters (profissionais que auxiliam na escolha da sapatilha) e representantes dos principais fabricantes do país. Algumas escolas ainda levam suas alunas para ver de perto o processo de fabricação. Isso possibilita um melhor entendimento a respeito da ferramenta, facilitando a comunicação e a antecipação dos problemas tão logo eles apareçam.
  No Brasil, esta não é uma realidade. Não há profissionais capacitados, não há curiosidade por parte das alunas, alguns professores nem sequer têm formação necessária para fazer um bom julgamento. Por isso, gerar conhecimento sobre sapatilhas de pontas e criar um ambiente de discussões são as propostas do Ponta Perfeita. Acredito que estes são os primeiros passos para criarmos uma cultura saudável em torno do ballet clássico. Imaginem quantos talentos já não perdemos por falta de conhecimento?

Postura da bailarina
  Mesmo após verificar que a pequena bailarina já está madura o suficiente para iniciar suas atividades na ponta, cabe somente a ela dizer se está pronta ou não. Aquela sensação de nunca estar preparada pode acontecer eventualmente. Neste momento, não é bom que pais ou professores a pressionem. Antes de mais nada, todos devem zelar pela segurança e pela saúde da pequena bailarina.
  A postura da bailarina não consiste apenas em decidir ou não se está preparada para subir nas pontas. É necessário que ela ainda esteja apaixonadamente interessada no ballet clássico. E, além disso, esteja consciente de que o trabalho é árduo, exige dedicação, os resultados aparecem lentamente e que certamente haverá dor e desconforto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário