25 de abril de 2012

A escolha da primeira Sapatilha...


Sapatilha rígida ou maleável?
Este é um tópico de bastante controvérsia. Há duas linhas a serem seguidas.
Alguns professores recomendam que as primeiras sapatilhas sejam bem rígidas; e gradualmente a iniciante passe a usar modelos mais maleáveis. Tais professores acreditam que a sapatilha rígida permite o fortalecimento dos pés à medida que a bailarina trabalha a técnica. Esta é uma opção muito bem vinda pelos pais, pois caixas de maior dureza também apresentam maior durabilidade.
Já outros professores sugerem que a primeira sapatilha seja mais maleável, pois a bailarina depende da força de seus pés e não da dureza da sapatilha. De acordo com eles, sapatilhas mais maleáveis forçam o pé a alcançar sua performance adequada, pois uma vez que a adaptação já foi feita com sapatilhas mais duras, é quase impossível uma bailarina utilizar modelos mais maleáveis, pois isto significa aprender uma nova técnica de dançar nas pontas.
Em geral, bailarinas profissionais utilizam sapatilhas de dureza superior. Mas após atingir o nível profissional, o que determina a dureza da sapatilha a ser utilizada é a natureza da coreografia.

Competência dos mestres e professores
O professor de ballet também é responsável pelo seu sucesso do treinamento nas pontas. Não basta que o professor seja pós-graduado em Dança ou Educação Física ou qualquer outra atividade relacionada à prática do ballet clássico. Antes de mais nada, o professor necessita interpretar todo o processo de desenvolvimento das pontas e saber comunicá-lo aos pais da aluna.
O conhecimento do professor a respeito da anatomia do pé da aluna, sua força e potencial para desenvolvimento possibilita a sugestão de uma marca específica, estilo e tamanho prováveis da sapatilha, servindo como a primeira base para a pesquisa da pequena bailarina. Quanto mais detalhes o professor souber, maior é a probabilidade da escolha correta.
Além da escolha correta da primeira sapatilha, um bom professor é capaz de identificar padrões que podem levar ao desenvolvimento de lesões. Seja por excesso de esforço de uma aluna muito dedicada, pela execução incorreta dos exercícios ou percepção de atitudes indesejadas (como a falta de aquecimento antes da aula). Um bom professor é aquele que possui conhecimento aliado à atenção e facilidade de comunicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário