23 de abril de 2011

Autora: Nayanne Leal

Minha história com o Ballet nada mais é que a de um grande Amor. É uma história simples, mas que faz parte da minha vida, e nunca amei tanto praticar algo como amo fazer Ballet. Obstáculos existem claro, mas superar todos é o que me fortalece e mostra o tamanho do meu amor pela dança. Estou aqui pra dizer que nunca desisti desta linda arte e se Deus permitir nunca desistirei ; apesar das inúmeras pedras no meio do caminho: “Mais vale aquele que nunca tentou do que aquele que desistiu na metade do caminho”.

Comecei a fazer ballet quando ainda era pequena na minha escola . Depois de um tempo saí... Na verdade, não me importei muito, pois não fez diferença. Mas ao ver as minhas amiguinhas apresentando na escola e na formatura de minha irmã, me deu uma enorme vontade de voltar. Influenciada por minha amiga minha Isabella pedi a minha mãe para me colocar no ballet. Lembro-me muito bem no dia em que rodamos Campina Grande a procura de uma escola de ballet com um custo mais baixo, até que ela decidiu e me colocou na Fundação Suellen Caroline. Foi uma alegria muito grande!! Eu e minha amiga passávamos a hora do intervalo do colégio fazendo os passos de ballet; ela, que era mais experiente do que eu, me ensinava coisas mais avançadas e eu amava subir nas sapatilhas de ponta dela (:. Fiz Ballet na Fundação por cerca de um ano, e foi uma grande emoção ao entrar pela primeira vez num palco, embora soubesse que havia muitas meninas iguais a mim, na época. Todos os dias à tarde vestia as minhas roupinhas e ficava em casa ensaiando horas e horas a fim de abrir o” grand cart” retinho. Imitava as minhas professoras, pois meu maior sonho era ser professora de ballet. Tinha até um caderninho em que eu anotava todos os passos de ballet que elas nos ensinavam.

Minha Mãe ao ver um anúncio na escola onde ensinava sobre uma seleção para um curso de Ballet da Uepb, se empolgou. Na época foi uma grande bênção, pois meu pai não estava podendo mais me levar por causa do horário de trabalho e não tinha conseguido um desconto. Fui aprovada no teste. Estive quatro anos e meio neste curso; foi onde descobri que amo verdadeiramente o ballet. Cada dia me esforçava muito, superando os obstáculos do meu corpo. Fiz algumas apresentações .Porém ao entrar no palco no espetáculo “Brasileiríssimo” foi diferente, pois estava mais madura e o medo e nervosismo estavam diante mim . Mas tudo vale a pena quando entramos em um palco e queremos mostrar para o público o quanto a dança faz parte da vida. Mostrando sentimentos que vão muito além de uma palavra, apenas por gestos e movimentos...

Tive também experiência com dança contemporânea, que é muito bonito, mas não quanto um belo Txutxu clássico. Nunca admirei tanto a Dança Contemporânea. Lembro-me que tive que pegar um papel de última hora para uma dança contemporânea. Foi muito complicado, pois além de sentir e passar por aquilo que a dança mostrava, precisaria pegar os passos e interpretá-la, já que faltava poucos dias para a apresentação... Das seis aulas que tive em um dia na semana no colégio que estudava , foi a primeira vez que assisti apenas uma, pois as outras passei na biblioteca , pegando e copiando o video da internet “ For Lyfe”. Isso me marcou muito, pois eu vi o quanto amava a dança e que ela estaria comigo todos os momentos da minha vida! Graças a Deus consegui pegar os passos. Foi demais ;D

Devido a inúmeros obstáculos principalmente à falta de tempo para me dedicar mais devido aos estudos , pensei em desistir, pois as vezes precisamos renunciar a algumas coisas que amamos em virtude de outras que fazem parte da vida. Bom, chorei muito mesmo, mas Deus ouviu as minhas orações. Atualmente, estou no Studio de Dança Fernanda Barreto, onde o meu vínculo com o ballet não acabou. Queria muito me dedicar mais, talvez passar o dia inteiro dançando, mais infelizmente não posso. Sonho o dia em que irei dar aula, ensinar a outras pessoas aquilo que aprendi e vivenciar com eles cada esforço, para superar os obstáculos existentes no corpo. Não me vejo sem o Ballet , pois minha vida está interligada a dança e quero muito viver a dança em minha vida. Espero nunca ter que desistir desde sonho, pois é a maior parte de mim. Cada esforço, cada dedicação, cada dor vale a pena, pois dançar é ir além dos seus limites e quando você ama realmente aquilo que faz, tudo se torna mais fácil. Creio que qualquer pessoa pode dançar ballet, basta querer, amar e nunca desistir de tentar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário