17 de abril de 2011

Autora: Thamara Moreira

Um exemplo, um amor, uma dor... renascimento!

A historia da dança começou na minha família com a minha mãe, Georgina Moreira, Bailarina, depois professora de Ballet Clássico, Jazz e Ginástica. E a minha historia começou assim, com mainha dando aula de jazz e enjoada, resolveu fazer o teste de farmácia, sangue.. CONFIRMADO!! Deu aulas, dançou, realizou espetáculo, e onde eu estava dançando em sua barriga..hehehe. Deu aula até a véspera do meu nascimento (parto normal). Nessa época tínhamos uma academia (ACADEMIA DE DANÇAS GEROGINA MOREIRA) e era aonde morávamos também, ou seja não tinha como não me apaixonar pela dança. Só queria saber de ta nas salas, dançado, de collant pra cima e pra baixo, ate que pude oficialmente fazer o meu tão sonhado ballet. Aos 3 anos minha primeira apresentação, que emoção. Aos 5 primeira vez que dançava com mainha, minha base. E assim foi continuando... aulas de ballet, jazz, frevo.
Mainha, querendo o meu crescimento como bailarina, me levou para fazer aulas em outras escolas, que de inicio não me agradou muito, mas foi uma experiência maravilhosa. Aos 9 anos coloquei sapatilha de ponta, que felicidade!!! E fui levando minha vida, até que aos 13 anos, numa aula de frevo, torci o joelho esquerdo, que dorrrrrrr!!! 3 mêses parada, que sofrimento.Sempre sofri com dores nos joelhos, mas por ter sido uma criança alta, era tratada com dor do crescimento e foi quando recebi também o diagnóstico do meu ortopedista na época, você tem ARTROSE (herança de vóinha e painho ). Então, fisioterapia!! Voltei para minhas aulas, mas as dores voltaram comigo também. Não agüentava mais de dor e foi quando aos 15, fiz minha primeira cirurgia. Mais um ano de fisioterapia e a ansiedade de voltar era enorme, mas o meu medo de machucar novamente o joelho esquerdo, fez com que eu sobrecarregasse o direito. Aos 16 a segunda, agora no direito. E a ansiedade se transformou em depressão, que foi intensa por longos anos. Remédios fortíssimos, a ansiedade era saciada com comida, aumento de peso, conseqüência.. outra cirurgia no joelho ( a terceira) e mais fisioterapia.
Surge uma luz no fim do túnel, posso aos poucos voltar a fazer aula, mas como posso se estou obesa. Pensei com o corpo que eu to?! Nunca fui magra, mas também não era obesa!!! Então.... DIETA JÁ!!! Emagreci 25kg e crente que estava pronta para voltar, numa noite foi visitar minha avó no hospital, que tinha colocado a sua segunda prótese de joelho, de repente uma dor intensa que não me deixava nem pisar no chão. Nunca tinha sentido uma dor daquelas, lá mesmo fiquei internada por 15 dias, até descobrirem o que eu tinha. Diagnostico: Estenose de Junção! Mas o que é isso? Má formação do ureter. E não foi por falta de água..heheh. A, mais uma herança de família :( e como diz minha amiga Beta: Preta você é bichada, hein!!!! Mais um baque! Outra cirurgia (a quarta). Enfim... 2001 voltei para o BALLET (ALELUIA)... Pense na alegria, mas ainda assim triste pois tive que voltar para a turma de adulto iniciante. Pensava... Eu era do 8º ano, porque essa turma? Fui levando, pois redescobri que meu amor era maior e um ano depois voltei para o avançado. Infelizmente não danço tanto quanto antes, por que meu amor pela dança não diminuiu. Pelo contrário. Aumentou. e minha mente ainda não consegui parar, mesmo meus joelhos pedindo.
Hoje, aos 31 anos, sou Professora de Ballet Clássico com muito orgulho e amor. E tento passar tudo que aprendi e ainda estou aprendendo com meus mestres as minhas amadas alunas e para minha irmãzinha de 8 anos.

Thamara Moreira
Ps: hoje, somos todos artistas, mãe bailarina e professora, filha bailarina e professora, filho bailarino (Cia.Lia Rodrigues –RJ)


Um comentário:

  1. Oi linda!!!Me emocionei bastante com a sua história com a dança!!
    Sou mãe de bailarinas e vejo o quanto é grande o amor que elas sentem pelo ballet. Vejo também algumas dificuldades que enfrentam, mas em meio a outras histórias,assim como a sua, de superação, creio que alguns problemas que para elas se tornam grandes, são minúsculos se comparados com tantas outras histórias !! Boa sorte em seu futuro!!Espero que a dança sempre possa estar presente em sua vida e que este belo amor por ela nunca se acabe!!!Parabéns pela dedicação a esta arte tão linda!!!

    ResponderExcluir